Dicas para começar a correr

Dicas para começar a correr

19/08/2019 0 By wellington

Correr é uma forma de praticar esportes que nunca sai de moda: embora nos últimos anos suas desvantagens tenham sido destacadas para aumentar os benefícios da caminhada rápida , a corrida tem mais e mais adeptos.

Além de acelerar o nosso metabolismo e melhorar a nossa saúde cardiovascular, a execução de exercícios todo o nosso corpo e nos faz eliminar entre 400 e mais de 1000 calorias por hora, dependendo do nosso peso, velocidade, tempo e intensidade do exercício. Como se isso não bastasse, aqueles que o praticam regularmente garantem que ele se envolva física e psicologicamente .

No entanto, não importa o quanto estamos motivados e mesmo que tenhamos os melhores calçados do mercado, correr pela primeira vez é difícil. É muito normal que, no início, não possamos aguentar 10 minutos, muitos corredores sempre sofrem muito mais nos primeiros 15 a 20 minutos do que os posteriores.

Isso acontece porque o corpo sofre uma adaptação: o coração tem que bombear muito mais sangue do que o habitual para os músculos, fornecendo oxigênio para a transformação de energia. Isso significa que nossos pulmões e os músculos inspiratórios e expiratórios têm que trabalhar mais rápido e mais rápido, o que se traduz em um grande esforço se nunca realizamos exercícios de baixa ou alta intensidade.

Confira 8 coisas que você deve saber e fazerantes de correr

Aquecer

Como em qualquer outro esporte, o aquecimento é essencial para evitar lesões.

Faça uma avaliação médica

É muito importante consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade esportiva, se não fizermos isso, devemos começar a correr progressivamente, sem excessos…

Escolha roupas apropriadas

Para correr, devemos sempre escolher roupas confortáveis ​​que não comprimam a circulação.  Além disso é recomendado usar tênis próprios para corrida e assim evitar lesões ou machucados nos pés e pernas.

De manhã é melhor que a noite

Para maioria dos especialistas o período matinal é melhor do que correr a noite, mas isto depende do metabolismo de cada pessoa obviamente.

Coma sempre

Se você for correr de manhã, você tem que comer algo macio e rapidamente absorvido, como um pedaço de fruta e um iogurte. Enquanto após a corrida o aconselhado é se hidratar bem e comer alimentos ricos em proteínas para ajudar a musculatura a se regenerar!

Faça Alongamentos

Observando os corredores , podemos ver que alguns se alongam quando começam, outros param para fazê-lo depois de um tempo e outros decidem fazê-lo no final. Então, qual é o melhor momento para alongar? “Se isso é feito antes de correr, nunca mais de seis segundos, já que os ligamentos e tendões podem esticar demais e causar quedas, lesões ou que não desista do que devemos”, segundo um especialista. Parar para alongar só deve ser feito se você sentir uma sobrecarga para continuar.

“O ideal é alongar mais tarde e melhor se for feito cinco horas após o exercício”, diz ele . Neste momento, o músculo não ficará tão esgotado e danificado, o que aumenta o risco de que mais miofibrilas possam se romper. “O ideal é que eles não quebrem, já que aqueles que perduram são aqueles que se adaptam ao estresse apresentado”, afirma a especialista, que também recomenda alongar cerca de 30 minutos uma vez por semana todos os músculos, trabalhados ou não. “O corpo é composto de cadeias musculares e um músculo contraído afeta aquele que continua ou antecipa.”

Por fim, se depois de tentar, você estiver convencido de que correr é o seu esporte, não se esqueça de planejar as sessões dentro dos seus meios e com a sua cabeça. “Definir um objetivo a longo prazo e dividi-lo em outros objetivos de curto prazo.”